ANIMAMUNDO

Este blog é um espaço em que procuro demonstrar a intertextualidade, englobando em determinados momentos a intertitularidade, da vida real; assim como a conhecemos, com todos seus eventos e personagens; com os desenhos animados. Julgamos que estes últimos tratam apenas do universo infantil, mas muito mais do que pensamos estão relacionados à rotina de nossa sociedade.

Monday, December 18, 2006

Aviso aos Navegantes

Toda produção tem um intertexto referente pois estamos sempre a produzir com base em outras referências que possuímos. Quando falamos em intertexto ou intertextualidade não devemos pensar unicamente no registro textual; na verdade este conceito pode ser ampliado ao registro sonoro (no campo das músicas, jingles e samples) e também no visual ( no caso dos desenhos animados).

A intertextualidade pode ser empregada e evidenciada em vários campos, como na música, cinema, televisão, literatura, publicidade, etc. A intertextualidade pode ainda formatar uma vertente mais específica constituída pela intertitularidade. Esta tem o mesmo papel e desempenho da intertextualidade só que se apresenta em um campo mais restricto: os títulos.

Um exemplo de intertitularidade que pode ser facilmente verificado neste próprio website é o seu título principal: Animamundo. Este título remete ao nome do Festival Internacional de Animação do Brasil - Anima Mundi. O recurso da intertitularidade é utilizado na literatura e também nos meios jornalísticos na tentativa de aproximar os leitores das publicações, gerando cumplicidade por compartilhar realidades, sem reter-se única e exclusivamente à realidade da notícia. Segundo Claudine Girod, as manchetes do Jornal Libération utilizam muito este recurso*.

O objectivo deste blog é fazer com que o internauta perceba as aplicações da intertextualidade, utilizando como campo de estudo os desenhos animados e suas influências, e desta forma consiga fazer uma analogia ao processo que leva à intertitularidade, lembrando que o sucesso e funcionamento desta ferramenta tem haver com o meio que lhe originou.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home