ANIMAMUNDO

Este blog é um espaço em que procuro demonstrar a intertextualidade, englobando em determinados momentos a intertitularidade, da vida real; assim como a conhecemos, com todos seus eventos e personagens; com os desenhos animados. Julgamos que estes últimos tratam apenas do universo infantil, mas muito mais do que pensamos estão relacionados à rotina de nossa sociedade.

Sunday, December 17, 2006

Famoso que é famoso já virou desenho

Uma prova cabal de que os desenhos animados já direccionam-se também, e em alguns casos principalmente, aos adultos está na utilização de obras da arte (clássica, surrealista, etc.) como elementos que compõem seus argumentos. A maioria das crianças não faz ideia da existência da Capela Cistina, é bem verdade que muitos adultos também estão na mesma situação, mas tudo isso para dizer que a intertextualidade e a intertitularidade só fazem sentido e só são percebidas quando o público ou audiência a que destinam-se tem um conhecimento prévio acerca do assunto; quando sua realidade cognitiva não apresenta grande distanciamento.

O mundo das celebridades é um prato cheio para vários sectores de nossa sociedade. A indústria das celebridades é uma das mais rentáveis porque a realidade que as envolve no fundo é almejada pela grande maioria das pessoas. Fama, dinheiro, sucesso, glória são anseios que muitos de nós temos. Na imprensa, as histórias das celebridades vendem porque nós queremos saber como é quando não podemos mais ver.

A realidade do mundo dos famosos, apesar de não ser a realidade do restante das pessoas, está em nossos quotidianos, sejam nas novelas, nos jogos de futebol, nos telejornais, nas séries de tv, nas revistas, enfim, em muito daquilo que nos rodeia.

Os desenhos animados obviamente também se aproveitam disso e hoje em dia é muito comum assistirmos participações de celebridades nas histórias animadas. As estrelam transformam-se em desenhos emprestando suas características físicas, que muitas vezes são satirizadas, e também suas vozes.

Alguns exemplos:



Tony Blair (Primeiro Ministro da Inglaterra)



Rainha Elizabeth e Tony Blair nos Simpsons



O Realizador de Star Wars, George Lucas, em South Park



O Realizador de E.T e Jurassic Park, Steven Spilberg, em South Park



O Piloto e Campeão de Motos Valetino Rossi



O Caçador de Crocodilos e aventureiro Steven Irwin que faleceu recetemente com o ferrão de uma raia no peito. A terceira imagem extraída do desenho South Park causou muita polêmica. Repare que há uma raia cravada no peito do personagem.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home